Mundial será realizado entre 11 de junho e 19 de julho no Canadá, Estados Unidos e México; vagas restantes serão definidas em repescagens europeias e intercontinentais:
Faltando 150 dias para a abertura da Copa do Mundo de 2026, marcada para o dia 11 de junho, o maior torneio de seleções do futebol mundial ainda não tem todas as suas participantes definidas. Apesar de contar com 48 seleções pela primeira vez na história, o Mundial ainda possui seis vagas em aberto, que serão decididas no fim de março.
A Copa do Mundo de 2026 será disputada entre os dias 11 de junho e 19 de julho, com sedes no Canadá, Estados Unidos e México. As últimas vagas serão definidas por meio da repescagem europeia, que distribuirá quatro vagas, e da repescagem intercontinental, responsável por duas classificações.
Repescagem da Europa – quatro vagas
Na Europa, 12 seleções já garantiram vaga direta ao terminarem na liderança de seus grupos nas Eliminatórias. Os 12 vice-líderes avançaram para a repescagem, assim como quatro seleções oriundas da Nations League que não haviam se classificado nem diretamente nem pela repescagem tradicional.
Essas equipes foram divididas em quatro chaves paralelas, compostas por semifinais e finais em jogo único, com confrontos definidos de acordo com o ranking da Fifa. Os vencedores das finais garantem vaga na Copa do Mundo.
Confrontos das semifinais da repescagem europeia:
Itália x Irlanda do Norte
País de Gales x Bósnia
Ucrânia x Suécia
Polônia x Albânia
Turquia x Romênia
Eslováquia x Kosovo
Dinamarca x Macedônia do Norte
Tchéquia x Irlanda
Um dos destaques é a Itália, tetracampeã mundial, que precisa vencer a Irlanda do Norte e, posteriormente, superar o vencedor de País de Gales x Bósnia para garantir presença no Mundial de 2026.
Repescagem intercontinental – duas vagas
As outras duas vagas restantes serão decididas na repescagem intercontinental, que será disputada no México. Participam seleções da América do Sul, África, Ásia, Oceania e Concacaf.
Já estão confirmadas na disputa: Bolívia (América do Sul), Nova Caledônia (Oceania), Iraque (Ásia), República Democrática do Congo (África), além de Jamaica e Suriname (Concacaf).
O formato prevê semifinais e finais, com as seleções de melhor ranking da Fifa entrando diretamente na decisão, disputando menos partidas.
Confrontos da repescagem intercontinental:
Semifinal 1: Nova Caledônia x Jamaica
Final 1: vencedor x República Democrática do Congo
Semifinal 2: Bolívia x Suriname
Final 2: vencedor x Iraque
Para garantir vaga na Copa do Mundo de 2026, a Bolívia, por exemplo, precisará vencer o Suriname e depois superar o Iraque na decisão.
As partidas das repescagens europeia e intercontinental estão programadas para a data Fifa entre os dias 26 e 31 de março, quando serão conhecidas as últimas seis seleções classificadas para a Copa do Mundo de 2026.











