MENU



O ano de 2026 promete ser especialmente favorável para os catarinenses que desejam planejar viagens, lazer ou períodos de descanso. Diferente de anos anteriores, quando vários feriados coincidiram com finais de semana, o próximo calendário traz a maioria das datas nacionais em dias úteis, possibilitando ao menos nove feriadões ao longo do ano.
A sequência de folgas começa logo no início de janeiro. A Confraternização Universal, comemorada no dia 1º, cairá em uma quinta-feira, abrindo a possibilidade de emenda com a sexta-feira e o fim de semana. Em fevereiro, o Carnaval mantém a tradição de quatro dias de pausa, com segunda e terça-feira de ponto facultativo e retorno das atividades somente após as 14h da Quarta-feira de Cinzas.
No primeiro semestre, a Sexta-feira Santa, em 3 de abril, e o Dia do Trabalho, em 1º de maio, ambos em uma sexta-feira, garantem finais de semana prolongados. Já o feriado de Tiradentes, celebrado em 21 de abril, cairá em uma terça-feira, o que favorece a criação de uma “ponte” na segunda-feira, dependendo do setor ou decisão administrativa.
O feriado de Corpus Christi, em 4 de junho, será em uma quinta-feira, tradicionalmente acompanhado de ponto facultativo na sexta-feira, ampliando as chances de descanso prolongado. No segundo semestre, a Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e Finados cairão em segundas-feiras, formando três feriadões naturais de três dias consecutivos.
Ainda em 2026, o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, e o Natal, em 25 de dezembro, serão celebrados em sextas-feiras. A única data que não permitirá feriadão é a Proclamação da República, em 15 de novembro, que cairá em um domingo. Em Santa Catarina, a Data Magna do Estado, em 11 de agosto, costuma ter suas comemorações transferidas para o domingo seguinte, não gerando folga extra durante a semana. A orientação é que a população confira os decretos municipais e estaduais para confirmar pontos facultativos e feriados locais.
Confraternização Universal (1º de janeiro) – quinta-feira
Carnaval (16 e 17 de fevereiro) – segunda e terça-feira
Sexta-feira Santa (3 de abril) – sexta-feira
Tiradentes (21 de abril) – terça-feira
Dia do Trabalho (1º de maio) – sexta-feira
Corpus Christi (4 de junho) – quinta-feira
Independência do Brasil (7 de setembro) – segunda-feira
Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) – segunda-feira
Finados (2 de novembro) – segunda-feira
Consciência Negra (20 de novembro) – sexta-feira
Natal (25 de dezembro) – sexta-feira