Piracema tem início em Santa Catarina: pesca de espécies nativas está proibida até fevereiro.
Entrou em vigor no dia 1º de novembro o período da Piracema na Bacia Hidrográfica do Rio Paraná, que se estende até 28 de fevereiro de 2026. O período marca a fase de reprodução dos peixes e tem como objetivo garantir a preservação das espécies e o equilíbrio ambiental nos rios catarinenses.
Participe do grupo de informações da Super FM no WhatsApp! Clique Aqui
Durante esses quatro meses, a pesca é permitida apenas com linha de mão ou caniço (vara, linha e anzol), molinete ou carretilha, e fora das áreas proibidas. Nos reservatórios, é autorizada a pesca embarcada; já nos rios, apenas de forma desembarcada.
A pesca de espécies nativas está proibida, como traíra, dourado, saicanga e lambari. No entanto, é permitida a captura de espécies exóticas, entre elas carpa, tilápia, black-bass e bagre-africano.
A Polícia Militar Ambiental reforça que respeitar a Piracema é um ato de responsabilidade e consciência coletiva, essencial para a manutenção dos ecossistemas aquáticos e para garantir a continuidade da vida nos rios.
Denúncias de irregularidades podem ser feitas pelo telefone 190 ou no site www.pm.sc.gov.br/denuncia. O aplicativo PMSC Cidadão também está disponível para registrar ocorrências.
“Preservar a ordem e proteger a vida – Polícia Militar de Santa Catarina.” “Polícia Militar Ambiental: somos a força da natureza.”