Governo e Agro se Mobilizam Contra Taxação dos EUA a Produtos Brasileiros
Participe do grupo de informações da Super FM no WhatsApp! Clique Aqui
Representantes dos setores agropecuários brasileiros reuniram-se com ministros do governo federal, nesta terça-feira (15), para discutir a nova tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos a produtos do Brasil, prevista para entrar em vigor em 1º de agosto. Estiveram presentes lideranças dos setores de carne, frutas, café, laranja e pesca.
Os representantes alertaram sobre os impactos severos da medida, que pode inviabilizar exportações e causar prejuízos logísticos e econômicos. O setor de carne bovina já suspendeu parte da produção, com 30 mil toneladas a caminho dos EUA. O setor de frutas, especialmente o de manga, teme perdas e desemprego em massa por falta de alternativas logísticas. Já os produtores de suco de laranja e café destacaram a forte dependência dos EUA como mercado consumidor e pediram diálogo e negociação urgente.
O governo brasileiro, representado pelos ministros Geraldo Alckmin (Desenvolvimento) e Carlos Fávaro (Agricultura), recebeu apoio dos exportadores e foi elogiado pela rápida mobilização para tentar reverter a decisão americana. As entidades pedem prorrogação da medida e exclusão de alimentos do tarifaço.