O Vaticano anunciou hoje que Robert Francis Prevost, dos Estados Unidos, é o novo Papa. Aos 69 anos, ele tem perfil progressista, e é de ordem Agostiniana.
Ele ingressou na Ordem em 1977 e professou votos solenes em 1981. Foi ordenado sacerdote em 1982, e após obter doutorado em Direito Canônico em Roma, atuou como missionário no Peru por mais de uma década, servindo como formador, professor e líder pastoral.
Participe do grupo de informações da Super FM no WhatsApp! Clique Aqui
De 2001 a 2013, foi Prior Geral da Ordem dos Agostinianos. Em 2014, o Papa Francisco o nomeou administrador apostólico de Chiclayo, no Peru, tornando-se bispo da diocese em 2015. Em janeiro de 2023, foi designado prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina.
Elevado ao cardinalato em setembro de 2023, foi promovido a cardeal-bispo de Albano em fevereiro de 2024. Prevost é pastoral e missionário. Ele prioriza o serviço às comunidades, especialmente às periferias e aos pobres, como mostrou durante seu longo ministério no Peru. Ele apoia a visão do Papa Francisco de uma Igreja mais aberta, mais pastoral, mais voltada aos pobres, menos rígida nas questões disciplinares. Ele acredita no diálogo com a sociedade contemporânea e na importância de uma Igreja acolhedora.