NOTÍCIAS


Como estão os preparativos para o conclave que irá eleger novo papa e começa esta semana

A partir de quarta-feira (7), 132 cardeais com direito ao voto devem se reunir na Capela Sistina, em Roma, para definir quem será o próximo papa que estará a frente da Igreja Católica através do conclave. O Vaticano prepara o processo de escolha do pontífice desde a morte de papa Francosco no dia 21 de abril.

Participe do grupo de informações da Super FM no WhatsApp! Clique Aqui

Na última semana, a Igreja Católica entrou na fase final da preparação do momento de escolha do seu 267º papa. Contudo, algumas mudanças irão ocorrer nesta cerimônia.

A chaminé que anuncia a escolha do novo papa através da fumaça — preta quando não há papa e branca quando o pontífice é escolhido — foi instalada por bombeiros do Vaticano na sexta-feira (2).

O item tem papel essencial no ato, já que ela comunica o resultado das votações feitas entre os cardeais eleitores. Ao final de cada votação, a fumaça preta ou branca irá dar um sinal ao mundo de como está o processo de escolha.

O processo de votação do conclave é secreto e controlado de forma rigorosa. Os cardeais ficam isolados, sem comunicação com o mundo exterior, até a definição de um novo pontífice.

Para que um papa seja eleito, é preciso atingir dois terços dos votos totais. Se esse percentual não for atingido, as cédulas são queimadas, a fumaça é emitida e uma nova votação será feita.

Mudanças em regra do conclave

No conclave que tem início nessa quarta-feira, 132 cardeais poderão votar. O número ultrapassa o limite usual, de 120 cardeais. Porém, de acordo com esclarecimento divulgado pela Congregação dos Cardeais, a escolha está em conformidade com a legislação canônica e com medidas adotadas pelo próprio papa Francisco.

A Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis, publicada em 1996 pelo papa João Paulo II, foi o documento que definiu que os cardeais eleitores devem ter no máximo 80 anos, e que devem ser somar até 120 integrantes. Contudo, o texto também prevê flexibilidade na norma.

Por conta disso, o papa Francisco não se restringiu ao número e nomeou cardeais que possuem pleno direito de participação no conclave. A Congregação dos Cardeais publicou uma nota, divulgada no dia 30 de abril pela Sala de Imprensa da Santa Sé, na qual afirma que essa mudança acontece om respaldo da norma 36 da Constituição Apostólica.

O texto afirma que os cardeais nomeados se tornaram automaticamente eleitores legítimos do novo papa, independentemente do número total.

Ausência de três cardeais

Ainda que o Colégio de Cardeais conte com 135 cardeiais eleitores, somente 132 estarão presentes. O italiano Giovanni Angelo Becciu, condenado por desvio de verbas e banido por Francisco, foi vetado de participar do conclave. Ele afirmou no dia 29 de abril que irá “obedecer” à decisão da Igreja Católica, e decidiu se se retirar voluntariamente da cerimônia.

Ainda, o bósnio Vinko Puljić e o espanhol Antonio Cañizares ficarão de fora da votação no Vaticano por conta de motivos de saúde.

Capela Sistina está sendo preparada para o Conclave

O Vaticano divulgou imagens da preparação e reformas que estão sendo realizadas na Capela Sistina para o conclave. Além da instalação da chaminé usada para informar o resultado, pinturas e estruturas de madeira têm passado por manutenção.

Como a comunicação com pessoas de fora do Vaticano é proibida durante o conclave, autoridades realizam varreduras na capela antes da eleição para checar a possível existência de câmeras e microfones escondidos.

Segundo porta-voz do Vaticano, o conclave não tem patrocinadores, e a Santa Sé é quem arca com todas as despesas. Na última eleição, em 2013, foram gastos quatro milhões e meio de euros, o equivalente a quase R$ 30 milhões.

A expectativa é que o conclave desse ano tenha um custo ainda maior, já que há cardeais de diferentes países, e as viagens até o Vaticano tem um valor alto. Um desafio para o papa que irá assumir é gerenciar as finanças do Vaticano, que atualmente estão no vermelho.

Confira cronograma do primeiro dia de conclave

  • Missa dentro da Basílica de São Pedro — 10h no horário de Roma (05h de Brasília)

  • Almoço no refeitório de Santa Marta

  • Orações na Capela Paulina antes do conclave — 16h30 no horário de Roma (11h30 de Brasília)

  • Cardeais saem em procissão para a Capela Sistina para fazer uma votação




05/05/2025 – Super FM

COMPARTILHE

SEGUE A @SUPERFM89.1

(47) 3653-1883

radio_89fmclientes@hotmail.com
Whats Comercial (47) 9 9262-6534  Whats Ouvinte (47) 9 9105-1089  Papanduva – SC

NO AR:
SUPER MANHÃ