Epagri monitora a emissão de gases na pecuária de Santa Catarina - efeito estufa
Participe do grupo de informações da Super FM no WhatsApp! Clique Aqui
O aquecimento global e as mudanças climáticas têm se intensificado em várias regiões do mundo, incluindo Santa Catarina. No contexto disso, a Epagri iniciou o projeto Pecuária ConSCiente Carbono Zero, em 2022, para avaliar as emissões de gases do efeito estufa nos sistemas de forrageiro do Estado. O estudo, coordenado pelo engenheiro-agrônomo Cassiano Pinto, conta com a colaboração de 18 pesquisadores de diferentes instituições.
O experimento utiliza câmaras estáticas que simulam o ambiente de pastejo, onde amostras de urina, ureia e esterco são depositadas no solo. O objetivo é medir as emissões de gases como dióxido de carbono, metano e óxido nitroso, responsáveis pelo efeito estufa. As amostras de ar e solo são analisadas em laboratórios especializados.
Os dados preliminares mostram que a pecuária catarinense emite bem menos gases do que o indicado pelo IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas). Enquanto o IPCC aponta uma emissão de 2%, os estudos da Epagri mostram que é de apenas 0,3% a 0,4%. A pesquisa busca não só medir essas emissões, mas também mostrar que é possível produzir de forma sustentável, com práticas que retêm carbono no solo.
O objetivo final do projeto é criar um selo para os pecuaristas que seguem boas práticas e contribuem para a preservação ambiental, agregando valor aos produtos de qualidade.