Banana de Luiz Alves recebe Indicação Geográfica e reafirma qualidade catarinense
A qualidade da banana de Luiz Alves conquistou um importante reconhecimento nesta terça-feira (10). O INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) concedeu o registro de Indicação de Procedência (IP), elevando para 10 o número de IGs (Indicações Geográficas) em Santa Catarina.
Participe do grupo de informações da Super FM no WhatsApp! Clique Aqui
A conquista foi celebrada no mesmo dia do lançamento do Fórum Catarinense de Indicações Geográficas. Vale lembrar que a cachaça de Luiz Alves também foi considerada um produto de qualidade diferenciada. O registro de Indicação Geográfica foi concedido em agosto.
O processo da Indicação Geográfica da banana de Luiz Alves foi liderado pelo Sebrae Santa Catarina, com o apoio da Prefeitura Municipal e da Associação de Produtores da Banana de Luiz Alves.
“Essa 10ª Indicação Geográfica atesta os diferenciais dos produtos catarinenses, que refletem todo compromisso com a história e com a busca de novas tecnologias para a produção. Tudo isso confere confiabilidade e oportunidades para atender os mercados mais exigentes”, explica o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária em exercício, Paulo Arruda.
Banana de Luiz Alves: qualidade reconhecida
Segundo documentos apresentados pela Associação dos Bananicultores de Luiz Alves, a produção de banana se confunde com a própria história do município.
Isso por que o local foi reconhecido como município em 1958 e os primeiros relatos de cultivo de banana ocorreram em 1977.
O início da bananicultura começou na década de 1970, depois de uma crise econômica que tornou necessária a busca por novas atividades agrícolas.
Atualmente, Luiz Alves tem cerca de 400 propriedades de pequeno porte que atuam na bananicultura como principal atividade, com mais de quatro mil hectares de plantio.