Projeto “Vamos fazer o seu dia melhor” realiza ação no Hospital São Lucas, em Major Vieira
Entre os meses de setembro e outubro, alunos da Turma 201 do Ensino Médio da Escola de Educação Básica (EEB) Luiz Davet, de Major Vieira, desenvolveram o projeto Vamos fazer o seu dia melhor, atividade idealizada pelo professor de Projeto de Vida, Sociologia, Filosofia e História, Renilson Tchaicka.
Participe do grupo de informações da Super FM no WhatsApp! Clique Aqui
Os alunos foram divididos em dois grupos e no dia 4 de outubro, um dos grupos, previamente orientado pelo professor Renilson e a segunda professora Ana Paula Machado, realizou a primeira visita ao Hospital São Lucas. As alunas Larissa e Fernanda fizeram a apresentação do grupo para a coordenação do Hospital, e em seguida, os alunos fizeram leitura de uma mensagem e cantaram músicas nos quartos dos pacientes. O objetivo não era só realizar apenas uma visita, mas sim apresentar uma mensagem de otimismo aos pacientes e cantar as músicas que foram ensaiadas em sala de aula, além de formalizar a entrega dos alimentos arrecadados.
Durante as visitas, os alunos foram acompanhados pelo professor Henrique, professora Simone Wesolovski e professora Márcia da equipe pedagógica, que foram parceiros na realização das atividades propostas.
Todos os alunos contribuíram com a doação de alimentos e foram montadas 3 cestas básicas, compradas com recursos dos próprios alunos, além de 19 mantinhas que foram doadas na visita de encerramento. O propósito era que eles usassem o dinheiro deles mesmos em prol do projeto.
Segundo o professor Renilson, a realização dessa atividade está dentro dos objetivos previstos no componente curricular Projeto de Vida que visa exercitar nos jovem do ensino médio o olhar para o outro. “Ver o outro na sociedade; no caso, ter um olhar de empatia para os idosos, para as pessoas que estão hospitalizadas e para aqueles que estão precisando de ajuda”, conta.
Para a realização da atividade foram feitas e sugeridas diversas propostas de ação e os alunos mesmos que escolheram visitar o Hospital Municipal São Lucas e os Grupo de Idosos Conviver. “Isso foi muito bom, pois permitiu aos alunos a oportunidade de conhecer, colaborar, contribuir e entender que as doações têm mais que valor econômico e sim valia na presença e relacionamento social”, comenta o professor Renilson.