UFSC é a 10ª melhor universidade do Brasil e a 37ª da América Latina em ranking internacional
A UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) ficou em 10º lugar entre as instituições brasileiras no QS World University Rankings 2025, divulgado na segunda-feira (4). A universidade é a 37ª melhor da América Latina.
Na 91ª posição, a USP (Universidade de São Paulo) é a única brasileira entre as 100 melhores do mundo, mas neste ano perdeu a liderança na América Latina para a Universidade de Buenos Aires.
Participe do grupo de informações da Super FM no WhatsApp! Clique Aqui
O QS World University Rankings classificou mais de 1.500 universidades ao redor do mundo, sendo 35 do Brasil. As classificações são feitas por grupo a partir da 600ª posição.
A UFSC integra o grupo 781-790 no ranking global, o que representa uma evolução em relação ao ano passado, quando foi classificada em 801-850. Um dos pontos fortes da instituição é o indicador da sustentabilidade.
O levantamento ainda avalia a reputação acadêmica, reputação de empregador, proporção de docentes por estudantes, citações por docente, proporção de professores internacionais, proporção de estudantes internacionais, resultados de emprego e rede internacional de pesquisa.
A classificação é produzida anualmente pela Quacquarelli Symonds (QS), empresa britânica especializada em educação.
Além da UFSC, a catarinense Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) ficou em 29ª lugar entre as 35 instituições brasileiras.
O MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) foi eleito o melhor do mundo pelo 13º ano consecutivo. O primeiro lugar global é seguido pelo Imperial College London, Universidade de Oxford e Universidade de Harvard.