Comércio e Serviços empregam 41,2% do total de pessoas em idade de trabalhar em SC
O Núcleo de Estudos Estratégicos Fecomércio SC analisou os últimos dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) referente ao primeiro trimestre deste ano e dimensionou a força do segmento de Comércio e Serviços na empregabilidade no Estado.
Confira os números destacados pelo estudo.
Participe do grupo de informações da Super FM no WhatsApp! Clique Aqui
Santa Catarina tem 7,5 milhões de habitantes. No primeiro trimestre de 2024, 6,2 milhões dessas pessoas (83% da população) estavam em idade de trabalhar, ou seja, tinham 14 anos ou mais. Em comparação com o mesmo trimestre de 2023, houve um acréscimo de 127 mil pessoas, o que representa um aumento de 2,1%.
Do total de pessoas em idade de trabalhar, cerca de 4,2 milhões estão na força de trabalho, enquanto 1,9 milhão estão fora dela. Em comparação com o primeiro trimestre de 2023, o número de pessoas na força de trabalho cresceu 4%, enquanto o número de pessoas fora da força de trabalho diminuiu 1,8%.
Entre aqueles que fazem parte da força de trabalho, quatro milhões estão ocupados e 161 mil estão desocupados (ou desempregados). O número de pessoas empregadas em Santa Catarina aumentou 4%, enquanto o número de desempregados cresceu 3,9%.
Fonte: Rede Catarinense de Notícias / Por Rádio Super Fm