NOTÍCIAS


‘Se eu abrir agora, eu inundo Blumenau’, diz chefe da Defesa Civil sobre a maior barragem de SC

‘Se eu abrir agora, eu inundo Blumenau’, diz chefe da Defesa Civil sobre a maior barragem de SC

Coronel Armando fala sobre a situação da barragem de José Boiteux no final da manhã desta sexta-feira (13)

O secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Coronel Armando, esteve nesta sexta (13) em Blumenau. O motivo da visita foi acompanhar as tomadas de decisão relativas à gestão da enchente que atinge o Vale e o Alto Vale do Itajaí.

Em coletiva de imprensa, o secretário detalhou a situação das barragens que ficam acima de Blumenau e que afetam o nível do rio Itajaí-Açu na cidade. Ele disse que, mesmo com nível elevado, a barragem de José Boiteux é uma infraestrutura segura, da mesma forma que as duas outras barragens.

“Ela está segura, enfrentamos um período de 12 dias de chuva em outubro, em três rodadas. Estamos encerrando este ciclo. (…) A barragem de José Boiteux ela nunca verteu. Ela contém 357 milhões de metros cúbicos”, disse o comandante da Defesa Civil do Estado.

‘Se eu abrir agora, eu inundo Blumenau’ Durante a coletiva de imprensa, Luiz Armando Schroeder mencionou que o protocolo de reabertura das comportas da barragem será seguido e que ele somente ocorrerá quando o nível do rio Itajaí-Açu estiver mais baixo em Blumenau.

“Nós só operamos de forma técnica e se eu abrir agora, eu inundo Blumenau. Então temos que segurar Blumenau e o mesmo acontece em Taió e Ituporanga. Às vezes a gente sofre pressão de algumas pessoas para abrir a barragem, mas isso ocorre somente a partir de critérios técnicos”, afirmou o chefe da Defesa Civil de Santa Catarina.

Por NDmais




13/10/2023 – Super FM

COMPARTILHE

SEGUE A @SUPERFM89.1

(47) 3653-1883

comercial@superfm89.com.br
Papanduva – SC

NO AR:
CAFÉ COM NOTICIA