Polícia Civil prende homem que ‘pescava’ produtos em vitrines da área central de Canoinhas
A Polícia Civil de Canoinhas, através do Setor de Investigação e Capturas (SIC) e da Divisão de Investigação Criminal (DIC,) cumpriu nesta segunda-feira, 5, um mandado de prisão contra um homem de 30 anos pelo crime de furto. O suspeito, segundo a Polícia, foi preso na área central de Canoinhas e em seguida, encaminhado ao Presídio Regional.
De acordo com a investigação, o comércio da região central de Canoinhas vinha sendo assolado por uma série de furtos e o suspeito agia da seguinte maneira: ele utilizava um arame que passava pelas frestas das portas de vidros das lojas e “pescava” objetos próximos das vitrines, tais como vestuários e tecidos.
A Polícia Civil trocou informações com a Polícia Militar para identificação do suspeito e, posteriormente, foi realizado levantamento das ocorrências e iniciada investigação, visando reunir elementos probatórios suficientes para representar por sua prisão.
Por fim, durante a investigação, a Polícia Civil verificou que havia um número ainda maior de ocorrências semelhantes, porém, as vítimas não realizaram registros na Delegacia, gerando a chamada “cifra negra”, que são as ocorrências de crimes não registradas, impossibilitando em muitos casos a responsabilização do autor e ficando a sensação de impunidade.
A Polícia Civil ressalta a importância de que as pessoas façam registros das ocorrências. É a partir dos boletins de ocorrências que os policiais civis iniciam as investigações. “As informações são essenciais a atividade policial”, afirma o delegado regional Eduardo Borges.