Polícia Civil de SC deflagra operação "Abate Oculto" em Itaiópolis
Nessa quinta-feira (10), a Polícia Civil de Santa Catarina, juntamente com a DIC (Divisão de Investigações Criminais) de Mafra, CAOAGRO (Centro Estadual de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio), IGP (Instituto Geral de Perícias) e CIDASC (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola e Vigilância Sanitária de Itaiópolis/SC), realizou a operação “Abate Oculto”. O objetivo da operação é apurar suspeitas de abatedouros clandestinos na região do Planalto Norte Catarinense.
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em residências e mercados na cidade de Itaiópolis/SC, nas localidades de Rio Vermelho, Distrito de Itaió e bairro Vila Nova. Durante a operação, foram apreendidos mais de 800KG de carne clandestina, além de armas de fogo, munições e um homem foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo de uso permitido.
A investigação se concentra na existência de um mercado clandestino de carnes e derivados, especialmente de gado, que abastecia comércios locais, representando sérios riscos à saúde pública devido às possíveis doenças transmitidas pela carne contaminada. Os abates eram realizados em abatedouros clandestinos sem condições de higiene e controle sanitário, e as carnes eram posteriormente comercializadas nos mercados investigados.
As diligências e investigações da operação “Abate Oculto” estão em andamento sob o comando da Divisão de Investigações Criminais de Mafra/SC. Detalhes sobre locais e pessoas envolvidas não foram divulgados devido à legislação vigente.