NOTÍCIAS


Estrela cadente explode e cruza o céu de SC em 4 segundos, o registro foi em Monte Castelo

Um meteoro foi registrado no céu de Santa Catarina por uma câmera de monitoramento de Monte Castelo, no Norte de Santa Catarina. O corpo celeste, popularmente conhecido como “estrela cadente”, durou cerca de 4 segundos e foi finalizada com uma pequena explosão.

Segundo o astrônomo amador Jocimar Justino, a explosão indica um aumento repentino de brilho observado no final de seu trajeto (assista ao vídeo abaixo).

 

A imagem foi feita às 21h26 de segunda-feira (1º) e foi capturada pelas câmeras da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (BRAMON), organização aberta e colaborativa formada por voluntários, incluindo Justino.

Conforme o astrônomo, a estimativa é de que o fenômeno tenha ocorrido sobre Joinville, cidade mais populosa de Santa Catarina localizada também no Norte catarinense. Por conta da elevada altitude em que os meteoros costumam ocorrer, o fenômeno também pode ter sido visível nos estados vizinhos.

O que são meteoros?

Segundo Justino, o meteoro é um fenômeno luminoso:

“O meteoro pode ser causado pela entrada de qualquer objeto sólido na atmosfera terrestre. Geralmente são causados por meteoroides, que são rochas de até um metro. Se passar de um metro, passam a ser chamados de asteroides. Já os meteoritos são as rochas que eventualmente sobrevivem ao calor gerado na entrada atmosférica e acabam chegando ao solo”, afirmou.

Fonte: G1SC / Por Rádio Super FM




04/04/2024 – Super FM

COMPARTILHE

SEGUE A @SUPERFM89.1

(47) 3653-1883

comercial@superfm89.com.br
Papanduva – SC

NO AR:
VITROLÃO