NOTÍCIAS


Deputados criticam demora para iniciar programa que inclui reforma da SC-477

O programa governamental Estrada Boa, que prevê investimentos de R$ 2,165 bilhões para restaurar, implantar e revitalizar 1.504 quilômetros de estradas estaduais, incluindo a reforma completa da SC-477, que liga Canoinhas a BR-116, voltou a ser destaque na tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira, 14. Em seus pronunciamentos, os deputados divergiram sobre o ritmo das ações projetadas.

O tema foi inicialmente abordado pelo deputado Fabiano da Luz (PT), que declarou que desde o lançamento do programa, no início de agosto, ainda não começaram as obras projetadas. “Estamos em setembro, ouvindo lindos discursos, mas nada na prática.”

O parlamentar também criticou a falta de um cronograma de desenvolvimento da iniciativa. Segundo disse, a população, especialmente dos municípios do Oeste, interpelam constantemente os deputados da região sobre o início das obras, que ficam impossibilitados de atender aos questionamentos por falta de informações.

“Já chamamos o secretário de Infraestrutura e Mobilidade aqui, já fizemos reuniões com ele na Bancada (do Oeste), que não sabe o que dizer para nós. Estamos chegando a uma situação em que não vamos poder nem tocar no assunto, nem responder lá fora, porque não temos informação, não sabemos o que dizer.”

Em contraponto, o deputado Nilso Berlanda (PL) declarou que havia uma dificuldade legal por parte do governo em fazer o encaminhamento dos recursos necessários para os municípios realizarem melhorias na infraestrutura viária, mas que essa questão já foi superada e os convênios firmados já estão sendo pagos. O mesmo, disse, acontece com as emendas parlamentares.

Ele reconheceu, entretanto, haver atrasos no desenvolvimento do Estrada Boa, mas justificou o fato devido à série de trâmites legais exigida para a execução de obras públicas. “Algumas Obras estão no período de licitação. O amigo sabe, todos os deputados sabem, que demora um pouquinho. Há até mesmo licitações em que não aparecem empresas interessadas. Então, tem que se resolver esse processo, essa fase, mas as obras em Santa Catarina iniciarão logo, sim. ”

O deputado Emerson Stein (MDB) reforçou a defesa do programa. “Já está andando, sim. As SCs já estão em obras e as máquinas já estão na pista. Mas está, sim, havendo problema com as empresas já estavam licitadas e em outras que estão pedindo aditivos, readequação de orçamento e valores das obras, algo que está sendo revisto.” 477

Em Canoinhas nesta semana, o deputado estadual Sargento Lima (PL) disse que conversou com o secretário de Infraestrutura, Jerry Comper, e ele confirmou que a ordem de serviço da SC-477 deve ser assinada nos próximos dias, ainda neste mês de setembro.

Fonte: Jmais



15/09/2023 – Super FM

COMPARTILHE

SEGUE A @SUPERFM89.1

(47) 3653-1883

comercial@superfm89.com.br
Papanduva – SC

NO AR:
VITROLÃO