Ciclone ameaçador em SC acende alerta do governo brasileiro: ‘grande perigo’
Formação do novo ciclone em Santa Catarina pode trazer grande perigo ao Estado, alerta Instituto Nacional de Meteorologia
O ciclone ameaçador que atua sobre Santa Catarina nesta segunda-feira (4) acende o alerta nacional do governo brasileiro. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o Estado está em alerta vermelho para ocorrências oriundas do fenômeno.
Segundo o Inmet, a chuva traz “grande perigo” para Santa Catarina, associada aos ventos fortes do ciclone.
Já a Defesa Civil do Estado diz que o vento médio sopra entre 20 e 35 km/h e as rajadas variam entre 65 e 85 km/h, podendo superar os 100 km/h na serra catarinense.
O ciclone deve passar principalmente na cidade de São Borja, a quase 600 quilômetros da capital Porto Alegre, e depois vai se deslocar rapidamente em direção ao sudeste. A previsão do Inmet é de que ele atinja o oceano Atlântico por volta das 9h e depois se desloque para alto-mar.
Desde o último sábado (2), uma frente fria vinda do Uruguai tem levado fortes chuvas ao Sul do Brasil, principalmente em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
Instruções do Inmet sobre o ciclone
Em seu site, o Inmet dá as seguintes instruções para quem for afetado pelos fortes ventos.
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
O Instituto alerta ainda para risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.