NOTÍCIAS


Cão farejador da Polícia Civil de Canoinhas já tirou das ruas mais de 2 toneladas de drogas

Uma parceria do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) com a Polícia Civil e o Conselho da Comunidade de Canoinhas resultou na compra do Draco, um cachorro da raça pastor-alemão, para o Núcleo de Operações com Cães da Polícia Civil em Canoinhas. A aquisição foi feita com recursos de acordos de não persecução penal (ANPPs) firmados com a 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Canoinhas.

A iniciativa da aquisição de um cachorro com formação para a atuação policial partiu do promotor de Justiça Renato Maia de Faria, que em viagem presenciou a efetividade desse serviço nos órgãos de segurança em aeroportos.

Foi então que ele se reuniu com a Polícia Civil e o Conselho da Comunidade de Canoinhas e firmou a parceria. Para a concretização do ato, o MPSC instaurou um procedimento administrativo em setembro de 2021 objetivando a destinação do dinheiro arrecadado com os ANPPs.

Após o encontro, o Núcleo de Operações com Cães da Polícia Civil apresentou um projeto para a compra de um cão farejador de drogas e armas, que tem o intuito, além de fortalecer o combate ao tráfico de drogas e outros crimes em todo o Planalto Norte, de fomentar a educação ambiental de crianças e adolescentes para o respeito com os animais e o combate à caça, aos maus-tratos e ao tráfico de animais.

O projeto foi acolhido pelo MPSC e o valor de R$ 20 mil dos ANPPs foi repassado ao Conselho da Comunidade, que concretizou a compra. Draco foi entregue à unidade policial em Canoinhas em março de 2022.

De acordo com Faria, que até o mês de maio respondia pela 3º Promotoria de Justiça, “o investimento em projetos com os recursos dos acordos de não persecução penal, além de fomentar a segurança, é o retorno do trabalho do Ministério Público devolvendo para a sociedade aquilo que o crime tomou”.

Ele reiterou, ainda, que a iniciativa é ímpar, com notório impacto para a construção de valores sociais indispensáveis à promoção da segurança pública e proteção do meio ambiente por meio da educação desenvolvida pelos policiais civis em instituições.

Fonte: JMais




26/10/2022 – Super FM

COMPARTILHE

SEGUE A @SUPERFM89.1

(47) 3653-1883

comercial@superfm89.com.br
Papanduva – SC

NO AR:
CAFÉ COM NOTICIA