A Defesa Civil emitiu um alerta para Santa Catarina devido à intensa e volumosa chuva que atingiu o estado
A frente fria vinda do Rio Grande do Sul trouxe precipitações acima de 100 mm para o Litoral Sul, aumentando o risco de deslizamentos em várias regiões. O Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul estão especialmente vulneráveis, podendo se estender até o Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.
O órgão identifica áreas vermelhas no mapa com risco muito alto de deslizamentos, especialmente no Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste catarinense, como Chapecó, Concórdia e Campos Novos. Regiões em laranja, como São Joaquim, Timbé do Sul e Praia Grande, também apresentam alto risco. Recomenda-se atenção a sinais de movimentação do solo, como trincas em paredes e árvores inclinadas.
Para a sexta-feira, prevê-se continuação das chuvas intensas com trovoadas, ventos fortes e eventual granizo nas áreas em risco. Os acumulados devem variar entre 150 e 200 mm no Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste, e em torno de 100 mm no restante das áreas em alerta.
Os volumes de chuva aumentam o risco de enxurradas e inundações nas bacias hidrográficas do Grande Oeste e Planalto Sul, com elevação nos níveis dos rios, principalmente no Rio Uruguai e seus afluentes. As regiões do Litoral Sul, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis também estão sob atenção devido à possibilidade de enxurradas e inundações, com divergências nos modelos meteorológicos quanto à localização das chuvas.