NOTÍCIAS


Foco de raiva em bovino é confirmado em Mafra

Um foco de raiva em bovino foi confirmado na localidade da Pedra Fina, em Mafra, no planalto norte catarinense, próximo ao limite com o município de Itaiópolis. A informação foi divulgada pelo Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola (Cidasc) de Mafra, nesta quarta-feira (06).

Conforme a Cidasc, o produtor, após orientação de um médico veterinário, que atendeu a propriedade, notificou o órgão. Com a morte do bovino, os profissionais da companhia procederam com a coleta do material e enviaram para análise. Os trabalhos estão sendo realizados com o apoio da Vigilância Epidemiológica Municipal, e da Secretaria Estadual e Municipal de Saúde.

Na propriedade, o produtor foi orientado a proceder a imediata vacinação de todos os bovinos. O mesmo será realizado com orientação porta a porta na vizinhança e propriedades mapeadas, num raio de 2 km. Paralelamente, a equipe da Vigilância Epidemiológica Municipal fez levantamento da população de cães e gatos num raio de 300 metros do foco, para vacinação dos mesmos.

A raiva é uma considerada uma doença que afeta animais e humanos, é fatal e sem tratamento. A Cidasc reforça a orientação para que os produtores na região atingida vacinem seus animais: bovinos, equinos, ovinos, caprinos, suínos, cães e gatos. Também é preciso estar atento para as alterações na capacidade motora dos animais, como andar cambaleante e dificuldade respiratória, que podem ser sintomas da raiva.




07/03/2024 – Super FM

COMPARTILHE

SEGUE A @SUPERFM89.1

(47) 3653-1883

comercial@superfm89.com.br
Papanduva – SC

NO AR:
CONEXÃO